Na volta às aulas, vai ter arte para todos os gostos

Se depender da pernambucana Amanda Senna, 26 anos, as crianças da Escola Caminho do Meio vão passar metade do dia fazendo arte – e aprendendo e se divertindo com isso.

Formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco, ela trouxe na bagagem, além de algumas preciosas amostras do trabalho dos mestres bonequeiros tradicionais, um currículo repleto de experiências em cultura popular como ferramenta de educação. Com o reinício das aulas, em março, ela estará pronta para exercitar seus conhecimentos nas oficinas da parte da manhã, com crianças de quase todas as turmas.

“Vamos criar várias oficinas e penso em trabalhar brincadeiras populares, jogos, brincadeira de roda, confecção dos brinquedos tradicionais, e talvez experimentar um pouco de circo, perna de pau, malabares, suingue (movimentos com fitas e bandeiras)”, enumera. Fã da arte japonesa de dobrar papel (origami), Amanda já foi bailarina da cultura pernambucana, com participações no Boi Matuto do cultuado Mestre Salustiano e do Maracatu Piaba de Ouro.

Além disso, formou-se também pela pedagogia Waldorf. “Esta pedagogia dá bastante ênfase aos trabalhos manuais e à formulação de um conceito de arte mais ligado à produção no dia a dia”, explica. Outra paixão de Amanda é o teatro popular conhecido como mamulengo, no qual um pequeno palco é montado e uma história é contada com os bonecos-personagens sendo manipulados como se fossem luvas. Com isso, a brincadeira se mistura à habilidade de criar e desenvolver narrativas. As situações que surgem entre os bonecos tornam-se um bom veículo para disseminar valores ligados à cultura de paz, que é um diferencial da escola.

2 comentários Adicione o seu

  1. Ildaci disse:

    Com certeza vai formar crianças felizes.

  2. Ana disse:

    Gostaria de saber se aqui em Pernambuco ou na região nordeste existe escolas com o mesmo fazer pedagógico da Escola Caminho do Meio.

    Agradeço antecipadamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *