Mandala Escola http://www.mandalaescola.org Educar para a Felicidade Sun, 03 Sep 2017 15:04:13 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.8.2 http://www.mandalaescola.org/wp-content/uploads/2012/07/Logo-Mandala-Escola-150x150.jpg Mandala Escola http://www.mandalaescola.org 32 32 Campanha de ampliação da Escola Vila Verde http://www.mandalaescola.org/campanha-de-ampliacao-da-escola-vila-verde/ http://www.mandalaescola.org/campanha-de-ampliacao-da-escola-vila-verde/#respond Sat, 02 Sep 2017 00:19:33 +0000 http://www.mandalaescola.org/?p=2385 Leia mais]]> Querida sanga!

Como alguns já devem saber a Escola Vila Verde do CEBB Alto Paraíso começará o Ensino Médio no ano que vem. para isso precisamos arrecadar a verba para construção das novas salas!
Com as bênçãos do Lama, criamos uma campanha no site do catarse – uma plataforma de financiamento coletivo. Contamos muito com a ajuda de todos vocês para que essa campanha seja divulgada pelas dez direções :D
Podem divulgar sem moderação! e quem puder contribuir também, agradecemos muito!

Conheça mais sobre a Escola Vila Verde assistindo ao vídeo abaixo:

 

 

O projeto – Ampliando a Vila Verde

Já pensou em poder contribuir para que crianças e jovens possam se tornar protagonistas de um mundo melhor? Essa é a motivação da Campanha de Expansão da Escola Vila Verde, localizada em Alto Paraíso-GO, mantida pelo Instituto Caminho do Meio e apoiada pelo Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), sob orientação do Lama Padma Samten.
A Escola, que já existe há 07 anos e há três é coordenada por Fernando Leão e Eliane Hatsumura. Tem na sua história dois importantes reconhecimentos…
O grande diferencial da Vila Verde é utilizar uma pedagogia voltada para o reconhecimento das qualidades inatas de:
As chamadas cinco sabedorias que são base da ação budista no mundo.
Estimular uma educação que ressalte as qualidades potentes e criativas é ir além das visões que tentam padronizar crianças e jovens em um mundo formatado.Lama Padma  Samten.
 
A escola possui uma postura laica que ressalta a importância de encontrarmos valores comuns a todos humanos e os demais seres. “Um outro ponto importante que utilizamos é a pedagogia de projetos: os estudantes fazem convergir as diversas áreas do conhecimento como Português, Matemática, História em torno de temas do seu interesse sempre apresentando o
resultado para a comunidade escolar” , afirma Fernando Leão
.

O terceiro ponto de sustentação pedagógica da escola é o Meio Ambiente. Situada na Chapada dos Veadeiros e vizinha do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – reconhecido pela UNESCO como patrimônio da humanidade, a temática ambiental é um assunto natural na escola que ocupa uma área de 44 hectares.

Em 2018, a Escola Vila Verde abrirá o Ensino Médio e

Para tanto, será necessário construir mais três salas, um laboratório e quatro banheiros e por isso está precisando da sua colaboração! A Campanha de Expansão está orçada em 224 mil reais e sua contribuição irá fazer com que, juntos, possamos oferecer novos referenciais para a formação de agentes transformadores de si mesmos e do mundo.

A Escola Vila Verde agradece sua participação nesse sonho!

Orçamento

Veja como será dividido o valor total da campanha:

Clique aqui para para contribuir!

 

 

]]>
http://www.mandalaescola.org/campanha-de-ampliacao-da-escola-vila-verde/feed/ 0
Doe 3% do Imposto de Renda – Escola Caminho do Meio http://www.mandalaescola.org/campanha/ http://www.mandalaescola.org/campanha/#respond Wed, 02 Mar 2016 13:09:13 +0000 http://mandalaescola.org/?p=2215 Leia mais]]> Doe 3% do seu Imposto de Renda e apoie a Mandala das Escolas do Instituto Caminho do Meio

Participam da Mandala das Escolas três iniciativas com o mesmo propósito: a Escola Caminho do Meio, o CEDIN – Centro de Desenvolvimento Infantil (ambas em Viamão, RS) e a Escola Vila Verde (Alto Paraíso de Goiás, GO). Cada uma das escolas tem um olhar especial para o mundo interno, a sustentabilidade, o desenvolvimento emocional e o estabelecimento de relações positivas consigo, com o outro e com o mundo, conforme a visão do Instituto Caminho do Meio e orientação do Lama Padma Samten. Um olhar que inclui a espiritualidade, sem estar atrelado a uma abordagem religiosa.

Temos a oportunidade de receber mais de 200 crianças de variados perfis socioeconômicos, graças à ajuda de pessoas de todo o Brasil. Assim, as crianças vão crescendo junto com cada uma das escolas, com o apoio das equipes, famílias, e amigos de perto e de longe.
Como apoiar via Imposto de Renda

A legislação do IR-Pessoa Física permite que você faça doações — aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente — de até 3% do IR Devido no momento da Declaração do Imposto de Renda. Esse valor será deduzido do seu imposto, ou seja, você terá a restituição do valor doado. O único requisito é que a declaração seja no modelo completo, deduções legais.

No programa da declaração, se quiser doar para a Escola Caminho do Meio e CEDIN:

Resumo da Declaração

Doações Diretamente na Declaração – ECA
Tipo de Fundo: Municipal
UF: RS Rio Grande do Sul
Cidade: Viamão RS
Valor: (do lado direito aparece o valor disponível para doação)

Ou, se quiser apoiar a Escola Vila Verde (com o Projeto Investigando Nossa Natureza):

Resumo da Declaração

Doações Diretamente na Declaração – ECA
Tipo de Fundo: Municipal
UF: GO Goiás
Cidade: Alto Paraiso de Goiás
Valor: (do lado direito aparece o valor disponível para doação)
O próprio sistema da Receita vai gerar um DARF para pagamento até 28 de abril 2017.

ATENÇÃO! Após o pagamento, é crucial enviar uma cópia do DARF pago para o email correspondente, pois esta é a única forma de comprovar que a sua doação foi destinada para uma das escolas. Se doou para Escola Caminho do Meio e CEDIN, envie para instituto@caminhodomeio.org. Se dou para a Escola Vila Verde, envie para victor.gomide@yahoo.com.br, por favor.

Você quer apoiar, mas tem dúvidas?

Por favor, entre em contato conosco:

instituto@caminhodomeio.org | 51 9 92139152 (Regina Dresler)
victor.gomide@yahoo.com.br |61 81119222 (Victor Gomide)

Vamos oferecer  todas as informações para concretizar sua doação. A mandala das escolas agradece. As doações do IRPF ajudam muito!

]]>
http://www.mandalaescola.org/campanha/feed/ 0
Princípios para uma educação feliz – Criatividade http://www.mandalaescola.org/criatividade/ http://www.mandalaescola.org/criatividade/#respond Mon, 26 Oct 2015 19:01:30 +0000 http://mandalaescola.org/?p=2184 Leia mais]]> Encerrando a série de postagens sobre os princípios norteadores do referencial pedagógico da Escola Caminho do Meio, o tema de hoje é a criatividade.

Criatividade

Paulo Freire (2000) considera como dimensão mais essencial do humano sua capacidade de – em diálogo e em relação – criar, inventar o mundo, fazer cultura. “Pelos seus atos de criação, recriação e decisão, vai humanizando a realidade, acrescenta a ela algo de que ele mesmo é fazedor, temporaliza os espaços, faz cultura” (FREIRE, 2000).

Ken Robinson – especialista britânico fala sobre criatividade na educação.

Na cultura contemporânea, passamos massivamente de criadores a consumidores. O processo educacional do século XX, separado da vida prática, priorizou excessivamente a especialização (MORIN, 2000), restringindo as capacidades criativas dos sujeitos. Refletindo sobre uma educação pertinente para o século XXI, Morin adverte que “a hiperespecialização impede tanto a percepção do global quanto do essencial; impede até mesmo tratar corretamente os problemas particulares, que só podem ser propostos e pensados em seu contexto.” (MORIN, 2000)

Para a experiência de mundo de crianças e jovens nos dias atuais, faz-se necessário ajudá-los a reconhecer o mundo como um ambiente onde os seres humanos, a partir de sua própria liberdade, criam, constroem, habitam de maneira positiva. Isso nos possibilita olhar a humanidade não apenas como uma comunidade que se adapta a mecanismos sociais alheios à sua participação, mas como seres que são capazes de criar – e efetivamente criam – coletivamente os mundos e as experiências sociais e comunitárias que vão habitar.

A possibilidade de a Escola estar inserida em uma comunidade onde se veem casas sendo construídas, hortas sendo cuidadas, jardins e canteiros sendo criados, ajuda o educando a perceber a criatividade humana operando de forma incessante nos mais variados aspectos da cultura, no que concerne ao seu cotidiano direto e significativo. Assim, aquilo que é necessário para a sustentação e enriquecimento da vida não é algo externo e pronto a ser adquirido apenas, é algo que participa da nossa capacidade inerente de criar incessantemente as condições segundo as quais estamos no mundo.

Buscamos, como parte do método da Escola, tornar visíveis no cotidiano das crianças as redes de interdependência e os processos criativos que sustentam a vida. Aqui, a criatividade tem esse aspecto atrelado à vida mesma, e não é vista como um processo abstrato. A criatividade é a expressão da liberdade natural da mente de todos os seres (SAMTEN, 2006).

]]>
http://www.mandalaescola.org/criatividade/feed/ 0
Princípios para uma educação feliz – Conhecimento http://www.mandalaescola.org/principios-para-uma-educacao-feliz-conhecimento/ http://www.mandalaescola.org/principios-para-uma-educacao-feliz-conhecimento/#respond Sat, 24 Oct 2015 18:50:56 +0000 http://mandalaescola.org/?p=2181 Leia mais]]> Continuando a serie de postagens em comemoração ao mês das crianças, abordamos os princípios norteadores do projeto pedagógico da Escola Caminho do Meio: Integralidade, Diversidade, Conhecimento, Sustentabilidade, Criatividade e Sabedoria.

Conhecimento

Até meados do século XX, a maioria das ciências obedecia ao princípio da redução, que limitava o conhecimento do todo ao conhecimento de suas partes (MORIN, 2000), fragmentando os processos de aprendizagem. Edgard Morin propõe, frente a isso, um processo de aprendizagem ancorado na complexidade, transdisciplinaridade e contextualização de saberes, pois, segundo ele, “as mentes formadas pelas disciplinas perdem suas aptidões naturais para contextualizar os saberes. O enfraquecimento da percepção global conduz ao enfraquecimento da responsabilidade (cada qual tende a ser responsável apenas por sua tarefa especializada), assim como ao enfraquecimento da solidariedade (cada qual não mais sente os vínculos com seus concidadãos)”. (MORIN, 2000)

Na Escola Caminho do Meio, consideramos, que “a educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e, de forma correlata, estimular o uso total da inteligência geral. Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade mais expandida e mais viva durante a infância e a adolescência, que com frequência a instrução extingue e que, ao contrário, se trata de estimular ou, caso esteja adormecida, de despertar” (MORIN, 2000).

O aspecto do conhecimento está também associado às quatro relações que buscamos aprofundar: relação consigo, com o outro, com a natureza e com as inteligências sociais. Sendo assim, buscamos promover o autoconhecimento, que possibilita também um olhar mais sensível para o outro; aprofundar um conhecimento significativo sobre a natureza e sociedade, associando um aspecto vivencial e ético ao conhecimento, buscando assim torná-lo vivo e útil para a criação de cidadãos ativos e capazes de uma ação positiva em suas realidades.

]]>
http://www.mandalaescola.org/principios-para-uma-educacao-feliz-conhecimento/feed/ 0
Princípios para uma educação feliz – Diversidade http://www.mandalaescola.org/diversidade/ http://www.mandalaescola.org/diversidade/#respond Thu, 22 Oct 2015 18:41:05 +0000 http://mandalaescola.org/?p=2175 Leia mais]]> Continuando a serie de postagens em comemoração ao mês das crianças, abordamos os princípios norteadores do projeto pedagógico da Escola Caminho do Meio: Integralidade, Diversidade, Conhecimento, Sustentabilidade, Criatividade e Sabedoria. 

Diversidade

Valorizamos a pluralidade cultural, o que significa que cada criança deve ser acolhida por suas características singulares e valorizada de modo a sentir-se pertencente ao grupo, desenvolvendo uma imagem positiva de si. Destacamos a importância de as crianças serem imbuídas de sentimentos e desejos como raiva, culpa, amor, carinho, frustração, encantamento etc., através dos quais aprendem a lidar com a relação interpessoal.

Trabalhamos o conhecimento segundo a perspectiva da complementaridade (Samten, 2010), segundo a qual diversos olhares e saberes podem ser valorizados de forma complementar, pondo em diálogo a abordagem científica com outras abordagens como os conhecimento indígenas e de outros povos e culturas. Valorizamos as culturas da infância e repertórios de diversas regiões do país (HORTÉLIO, 2004). Pretendemos assim desenvolver um olhar abrangente sobre si mesmo, o outro e o mundo, e apoiar identidades diversas numa perspectiva afirmativa, considerando e valorizando a diversidade que constitui o povo brasileiro.

 

]]>
http://www.mandalaescola.org/diversidade/feed/ 0
Princípios para uma educação feliz – Sustentabilidade http://www.mandalaescola.org/principios-para-uma-educacao-feliz-sustentabilidade/ http://www.mandalaescola.org/principios-para-uma-educacao-feliz-sustentabilidade/#respond Tue, 20 Oct 2015 18:43:05 +0000 http://mandalaescola.org/?p=2176 Leia mais]]> Continuando a serie de postagens em comemoração ao mês das crianças, abordamos os princípios norteadores do projeto pedagógico da Escola Caminho do Meio: Integralidade, Diversidade, Conhecimento, Sustentabilidade, Criatividade e Sabedoria. 

Sustentabilidade

No presente contexto social e histórico, consideramos indispensável uma educação voltada à sustentabilidade, a partir da compreensão da interdependência entre todos os seres, elementos da natureza e processos sociais. A ciência contemporânea tem evidenciado uma percepção antiga: de que toda a vida humana no planeta é uma teia interconectada, num equilíbrio sutil, ao mesmo tempo prático e poético. Com o advento da era planetária e a globalização econômica, essas conexões amplas ficam ainda mais evidentes.

A Escola Caminho do Meio busca proporcionar o desenvolvimento dessa percepção ampla e complexa sobre os fenômenos, em consonância com o ritmo de desenvolvimento dos educandos. Entretanto, vemos como ponto central dessa aprendizagem a experiência significativa – não basta uma abordagem meramente intelectual. A inserção na natureza, a experiência do belo no mundo e o tempo da experimentação direta constituem-se como componentes importantes para o despontar de uma ética ambiental que surge como uma descoberta vivencial, livre e autônoma do próprio sujeito (CORNELL, 2005). Cabe à escola criar as condições que facilitem esse processo do aluno sobre si mesmo.

Aproveitamos a ampla área verde na qual a Escola se localiza para proporcionar essas condições às crianças. Buscamos ser uma Escola que pulsa o cotidiano no ritmo do pulsar da vida e dos ciclos naturais nos quais está inserida. A educação em contato direto com a natureza procura respeitar seus ciclos e ritmos, alinhar o tempo humano com o tempo natural, harmonizando o cotidiano com o ritmo solar diário, conhecendo e vivenciando as estações do ano, os ciclos lunares e a associação sócio-histórica dos ciclos culturais com os ciclos naturais, visível nas festas anuais do calendário cultural brasileiro.

A observação de cada um dos cinco elementos naturais – terra, água, fogo, ar e espaço –, ao ser feita de forma viva dentro e fora do nosso corpo, traz a experiência direta de sermos inseparáveis da natureza, oferecendo uma ecologia humana significativa e cultivando um pensamento científico que seja, ao mesmo tempo, ético e afetivo.

Buscamos articular atentamente, de maneira transversal e interdisciplinar, as diversas matérias curriculares por dentro de um cotidiano rico e alegre em atividades artísticas, investigativo-científicas, experimentais, culturais e de expressão, de maneira que as crianças entrem em contato com o conhecimento através de estratégias diversas, desenvolvendo globalmente suas competências e habilidades de forma significativa.

]]>
http://www.mandalaescola.org/principios-para-uma-educacao-feliz-sustentabilidade/feed/ 0
Princípios para uma educação feliz – Integralidade http://www.mandalaescola.org/integralidade/ http://www.mandalaescola.org/integralidade/#respond Sun, 18 Oct 2015 18:28:11 +0000 http://mandalaescola.org/?p=2169 Leia mais]]> Em comemoração ao mês da criança, seguimos com a série de 6 postagens referentes aos princípios norteadores do projeto pedagógico da Escola Caminho do Meio: Integralidade, Diversidade, Conhecimento, Sustentabilidade, Criatividade e Sabedoria. 

Integralidade

O método da Escola Caminho do Meio tem como fundamento uma abordagem integral da educação, na qual cinco dimensões constitutivas são percebidas como um todo inseparável, a saber: dimensão corporal, emocional (psíquica), mental (intelectual), sociocultural e espiritual (SAMTEN, 2010).

Olhamos cada sujeito de forma abrangente, incluindo não apenas seu desenvolvimento mental-intelectual, mas também sua corporeidade, sua vida emocional, seu aspecto sociocultural (identidade, relações e interações, pertencimento, regras e combinações, percepção de contextos sociais etc.) e também o seu aspecto espiritual, ou seja, sua dimensão inerentemente livre e criativa, comum a todos os seres.

Compreendemos que o estabelecimento de bons hábitos relativos ao corpo e seu cuidado – tais como alimentação, saúde e consciência corporal, alternância entre movimento e repouso, bons hábitos de higiene e organização – são aprendizagens cruciais que, quando bem estabelecidas, funcionam como vantagens reais e proteção para a vida da criança durante muito tempo, facilitando-lhe o cotidiano e oferecendo-lhe condições de saúde.

Lidar com as emoções de maneira equilibrada, com o próprio corpo e o próprio intelecto é um dos grandes desafios do sujeito moderno. Por isso buscamos apoiar o desenvolvimento da inteligência emocional e incentivar o autoconhecimento, incluindo no cotidiano práticas meditativas, contemplativas e artísticas para o desenvolvimento da atenção plena.

A escola acolhe cada um no ponto em que ele está, ou seja, possibilita que cada criança manifeste suas histórias, emoções e leituras de mundo, a partir de trabalhos em grupo, com musicalidade, ao ensaiar teatro, ao cultivar plantas, observar pequenos animais, desenhar ou produzir um vídeo etc. É necessário que a emoção esteja presente na escola, que haja um mergulho nos ambientes e que os alunos se sintam no mundo.

A partir do acolhimento de si e abertura para o outro, surge o enfoque no estabelecimento de relações positivas, tendo como metodologia o “princípio da mandala”, um método no qual as crianças aprendem não através do discurso, mas pelo exemplo vivo dos educadores e comunidade, instigando os educadores em seu processo de autoformação permanente, encarado como parte indispensável da abordagem da escola.

]]>
http://www.mandalaescola.org/integralidade/feed/ 0
Princípios para uma educação feliz – Sabedoria http://www.mandalaescola.org/principios-sabedoria/ http://www.mandalaescola.org/principios-sabedoria/#respond Fri, 16 Oct 2015 18:08:29 +0000 http://mandalaescola.org/?p=2159 Leia mais]]> Em comemoração ao mês da criança, começaremos hoje uma série de 6 postagens referentes aos princípios norteadores do projeto pedagógico da Escola Caminho do Meio: Integralidade, Diversidade, Conhecimento, Sustentabilidade, Criatividade e Sabedoria. A cada postagem, um dos princípios será abordado. Que esse compartilhar seja de benefício! 

Sabedoria

Na cultura contemporânea, o conhecimento e a informação estão em voga, mas a sabedoria, tema preponderante para os antigos gregos, não tem um espaço de destaque. Na Escola Caminho do Meio, buscamos resgatar esses valores, essencialmente universais, conforme sistematizados na tradição budista e apreendidos a partir dos ensinamentos de Lama Padma Samten (2006), a saber: Sabedoria do Acolhimento, Sabedoria da Igualdade, Sabedoria Investigativa, Sabedoria da Causalidade e Sabedoria da Transcendência.

Esses valores não são apreendidos na Escola de forma discursiva ou moralista, mas como exercício prático para os próprios educadores, que podem educar as crianças a partir de seu próprio exemplo. Essas sabedorias, conforme descritas abaixo, são inseparáveis, mas serão aqui apresentadas de forma breve e sequencial.

Iniciamos com o exercício da Sabedoria do Acolhimento, abrindo um olhar para o outro, exercitando acolhê-lo a partir de seu próprio mundo, e não a partir de nossos conceitos prévios. Buscamos, de forma aberta, entender o mundo do outro e como ele surge a partir de seu próprio contexto.

Dessa forma, com a Sabedoria da Igualdade, percebemos que “o outro sou eu em outro mundo”, e a partir daí surge a sensação de que beneficiar o outro nos traz alegria, a alegria do outro é a nossa também, e o benefício do outro e do grupo inclui a nossa própria felicidade.

Em seguida, na Sabedoria Investigativa, observamos mais a fundo as experiências. Buscamos desenvolver uma atitude interna de olhar mais de perto nossas próprias emoções, o outro, os fenômenos ao redor. É preciso desenvolver foco e ampliar a capacidade de concentração. Esta é também uma atitude base para o aprendizado e a curiosidade científica.

Uma vez mais atentos, podemos acessar a Sabedoria da Causalidade, percebendo que todas as ações têm reações e que os fenômenos estão todos interligados em relações de causa e efeito. Podemos assim adotar uma postura ética não apenas moralista, mas ancorada em uma sabedoria vivencial ao perceber a causalidade. Podemos reduzir nossas ações negativas e ampliar nossas ações positivas não por repressão, mas por lucidez.

Por fim, podemos acessar a Sabedoria da Transcendência, através da qual podemos perceber que cada um de nós, cada ser humano, tem uma dimensão fundamental de liberdade, e que essa dimensão fundamental nunca é maculada. Seja qual for a circunstância externa, sempre há uma centelha de liberdade fundamental que permite superação, criatividade, liberação e a preservação dessa humanidade básica comum a todos.

 

Nesta playlist, o Lama Samten fala sobre as cinco sabedorias no contexto da Escola.

]]>
http://www.mandalaescola.org/principios-sabedoria/feed/ 0
Alegria do Brincar http://www.mandalaescola.org/alegria-do-brincar/ http://www.mandalaescola.org/alegria-do-brincar/#respond Tue, 13 Oct 2015 18:04:31 +0000 http://mandalaescola.org/?p=2156 Leia mais]]> No mês das crianças, fazemos votos de que a alegria faça cada vez mais parte da educação e do cotidiano de todos nós, crianças ou adultos, em toda parte.

Compartilhamos aqui, no mandala escola, esse video que a Escola Caminho do Meio ganhou de presente dos amigos da TrintaS Produtora. O video foi realizado a partir da Festa Julina da escola em 2015, e reúne uma reflexão coletiva sobre o tema do brincar, um dos elementos mais importantes par o desenvolvimento da criança. O estado interno do brincar é também um elemento importante para a saúde e equilíbrio do adulto, como nos lembra o Lama Padma Samten.

Além disso, brincar é um direito inalienável e uma expressão própria da infância, como têm ressaltado vários movimentos de respeito à infância – tais como a Aliança pela infância e o Instituto Alana e o Instituto Brincante. O importante é preservar para as crianças espaço e tempo que possibilitem um brincar de qualidade, como expressão interior e autônoma da criança, e livre de consumismo.

Na Escola Caminho do Meio, olhamos esse tema de forma associada a uma visão integral de educação, que proporcione um desenvolvimento não apenas intelectual, mas pleno – incluindo o aspectos emocionais, sociais e espirituais do ser humano. Também reconhecemos como o contato com a natureza e a qualidade nas relações interpessoais são imprescindíveis para proporcionar esse brincar de qualidade.

O video abaixo é resultado desse ambiente, e pode ser acessado diretamente neste post ou clicando aqui. Gratidão a todos que apoiam esta iniciativa e outras semelhantes também.

 

 

]]>
http://www.mandalaescola.org/alegria-do-brincar/feed/ 0
Sabedoria da Causalidade: a ciência e a questão ambiental http://www.mandalaescola.org/sabedoria-da-causalidade-a-ciencia-e-a-questao-ambiental/ http://www.mandalaescola.org/sabedoria-da-causalidade-a-ciencia-e-a-questao-ambiental/#respond Wed, 02 Sep 2015 18:00:20 +0000 http://mandalaescola.org/?p=2111 Leia mais]]> A equipe da Escola Caminho do Meio esteve reunida no dia 22 de agosto para seu encontro de formação. Pela manhã, todos puderam participar da aula de abertura do curso “Diálogos entre Oriente e Ocidente”, na PUC/RS, que teve sua aula inaugural com palestra do Lama Padma Samten. O Lama traçou uma reflexão sobre o papel do mundo interno nas artes e na ciência, e como a visão budista pode enriquecer esses referenciais.

No período da tarde, a equipe seguiu sua formação enfocando a Sabedoria da Causalidade, que é o eixo do projeto geral da escola no próximo bimestre. Na matriz curricular da escola, a Sabedoria da Causalidade está relacionada ao eixo temático da sustentabilidade.

Para quem se interessar, segue o vídeo “Da horta à floresta”, que assistimos no turno da tarde.

 
A equipe aproveitou esse momento para refletir sobre o significado profundo da sabedoria da causalidade, a noção de originação dependente e o nosso papel como seres humanos na teia causal que nos conecta a todos os seres, à água, às plantas, aos animais e à natureza de uma forma geral. Dentro desse tema, refletimos juntos sobre caminhos como a permacultura, a agrofloresta como um caminho em que a floresta e a produção de alimentos podem coexistir, favorecendo a abundância de água e nutrientes para a agricultura, com destaque para a Agricultura Sintrópica do Ernst Gotsch.

Descobrimos no pesquisador e agricultor Ernst Gotsch um exemplo maravilhoso de como os seres humanos podem usar um conhecimento profundo sobre a Sabedoria da Causalidade em benefício da natureza e, consequentemente, de si própio e todos a sua volta. Conheça mais sobre este trabalho clicando aqui.

Para a equipe, unindo o turno da manhã e da tarde, ficou claro que podemos olhar a ciência como uma forma de manipular a natureza trazendo prejuízos, ou podemos olhá-la de uma outra forma, como base para estabelecer uma compreensão lúcida e relações positivas, favorecendo os ciclos naturais. Esse é um tema central para o ensino de ciências e tecnologia na escola. Assim buscamos, como educadores, ser capazes de proporcionar um ambiente em que as crianças poderão se beneficiar, elaborando sua compreensão de mundo a partir de uma visão  mais ampla e integrada.

Abaixo a palestra “Diálogos entre Oriente e Ocidente: o conhecimento da mente no pensamento budista”, com o Lama Padma Samten.

.

]]>
http://www.mandalaescola.org/sabedoria-da-causalidade-a-ciencia-e-a-questao-ambiental/feed/ 0