Princípios para uma educação feliz – Diversidade

Continuando a serie de postagens em comemoração ao mês das crianças, abordamos os princípios norteadores do projeto pedagógico da Escola Caminho do Meio: Integralidade, Diversidade, Conhecimento, Sustentabilidade, Criatividade e Sabedoria. 

Diversidade

Valorizamos a pluralidade cultural, o que significa que cada criança deve ser acolhida por suas características singulares e valorizada de modo a sentir-se pertencente ao grupo, desenvolvendo uma imagem positiva de si. Destacamos a importância de as crianças serem imbuídas de sentimentos e desejos como raiva, culpa, amor, carinho, frustração, encantamento etc., através dos quais aprendem a lidar com a relação interpessoal.

Trabalhamos o conhecimento segundo a perspectiva da complementaridade (Samten, 2010), segundo a qual diversos olhares e saberes podem ser valorizados de forma complementar, pondo em diálogo a abordagem científica com outras abordagens como os conhecimento indígenas e de outros povos e culturas. Valorizamos as culturas da infância e repertórios de diversas regiões do país (HORTÉLIO, 2004). Pretendemos assim desenvolver um olhar abrangente sobre si mesmo, o outro e o mundo, e apoiar identidades diversas numa perspectiva afirmativa, considerando e valorizando a diversidade que constitui o povo brasileiro.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *