Diálogos entre Budismo e Educação

Como tradição contemplativa de conhecimento do mundo interno, o budismo tem fornecido elementos importantes e enriquecedores no diálogo com a ciência contemporânea em suas várias áreas. Na Educação, o Instituto Caminho do Meio tem buscado traduzir especialmente os ensinamentos de Lama Padma Samten para apoiar as práticas educativas de inciativas como a Escola Caminho do Meio, o CEDIN e a Escola Vila Verde. Esse processo passa por um constante estudo e formação continuada dos educadores envolvidos com essas iniciativas.

Como forma de dialogar com um público mais amplo interessado sobre esse tema surge o Ciclo de Diálogos entre Budismo e Educação, que em 2018 abordará o tema das Cinco Sabedorias na Educação, em cinco encontros presenciais, cada um destinado a vivenciar uma das sabedorias.

As cinco sabedorias são uma forma lúcida de agir no mundo, capaz de ser fonte de felicidade para quem as pratica e para os seres ao redor.  Elas surgem a partir do desenvolvimento de uma visão mais ampla e compassiva, e configuram o eixo da abordagem pedagógica da Escola Caminho do Meio e das ações do Instituto Caminho do Meio.

Nos Diálogos, a abordagem é voltada para o público geral e não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre o Budismo. Tendo uma proposta vivencial, o curso inclui introdução a práticas meditativas no contexto da educação, e aborda o brincar como meio de autorregulação e autotransformação para educadores e crianças.

As informações completas e inscrições sobre a programação estão no site do CEBB e podem ser acessadas através do link: www.cebb.org.br/budismo-educacao-cincosabedorias/

A iniciativa dos Diálogos Budismo e Educação teve início em 2017, com três encontros no CEBB Porto Alegre. O primeiro, realizado em 7/10, teve como tema “Educação, Mudança e Autoconhecimento”,  propondo uma reflexão sobre as visões de mudança social e pessoal presentes na tradição ocidental em diálogo com a contribuição budista, que tem como especialidade a percepção de inseparatividade entre mundo interno e mundo externo. O segundo encontro ocorreu em 18/11, e teve como tema “Educação, Felicidade e Liberdade: contribuições da perspectiva budista”. O último encontro do ciclo 2017 ocorreu em 02/12, tendo como tema “As Cinco Sabedorias na Educação”, em uma abordagem introdutória, que está sendo ampliada no Ciclo de 2018.

Os encontros foram realizados pelo CEBB Porto Alegre e Instituto Caminho do Meio, com apoio da Escola Caminho do Meio, e focalizados por Carolina Senna, contando ainda com a parceria especial de Vanessa Francisco, educadora e ex-coordenadora pedagógica da Escola Caminho do Meio desde 2012, e Amanda Senna, educadora brincante formada pelo Instituto Brincante de SP, e educadora da Escola Caminho do Meio desde 2013.

Que muitos possam se beneficiar!!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Diálogos Budismo Educação 2018

Onde? CEBB Porto Alegre

Programação:

17/06 | domingo | 1. Sabedoria do Acolhimento
Como reconhecer que a experiência de cada um é como um espelho de seu próprio mundo interno.

26/08 | domingo | 2. Sabedoria da Igualdade
Como acessar a generosidade, a capacidade da energia se mover sem a limitação do interesse individual.

30/09 | domingo | 3. Sabedoria Investigativa
Como olhar de forma profunda a nossa mente e a ação no mundo.

28/10 | domingo | 4. Sabedoria da Causalidade
Como compreender a interdependência e manifestar lucidez mesmo em circunstâncias desafiadoras.

25/11 | domingo | 5. Sabedoria da Transcendência
Como reconhecer nossa natureza criativa e incessante, capaz de nos reconstruir nos diferentes contextos.

Facilitadora:
Carolina Senna – Tutora em Educação do Instituto Caminho do Meio. Educadora e ex-diretora da Escola Caminho do Meio, aluna de Lama Padma Samten desde 2004.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *